Pedro Cepeda tomou posse no passado dia 31 de outubro como presidente da Câmara Municipal de Penafiel, numa cerimónia realizada no átrio do Ponto C. Modernizar a autarquia, inovar o território e cuidar das pessoas são os três eixos estratégicos que o novo executivo pretende seguir durante o mandato.
O novo autarca sublinhou garantiu que assume a missão “com coragem e determinação”, destacando que “o futuro de Penafiel se constrói com todos os penafidelenses”.
Durante a cerimónia, Pedro Cepeda agradeceu a todos os candidatos das eleições de 12 de outubro e deixou uma palavra de reconhecimento ao presidente cessante, Antonino de Sousa, enaltecendo o “trabalho, liderança e visão” que contribuíram para o crescimento do concelho nos últimos anos.
Entre as prioridades do novo executivo está a modernização dos serviços municipais, com aposta na transição digital para reduzir a burocracia e acelerar os processos. O autarca anunciou também a reorganização da estrutura da Câmara, com foco na inovação, planeamento estratégico e sustentabilidade, mantendo áreas-chave como a educação e os assuntos sociais.
No plano económico, Cepeda pretende criar novas zonas de acolhimento empresarial para atrair investimento e gerar emprego qualificado, sem esquecer o apoio às empresas locais. Na área da habitação, defende o ajustamento da oferta à procura crescente.
Entre as reivindicações junto do Governo, Pedro Cepeda destacou a conclusão do IC-35, entre Rans e Entre-os-Rios, e a melhoria das condições do Hospital Padre Américo, para garantir “um serviço de qualidade nas urgências e internamento”.
Na mesma cerimónia tomaram posse os eleitos da Assembleia Municipal, liderada por Alberto Santos, e os vereadores Henrique Martins, Daniela Oliveira, António Cunha, Alexandra Almeida e António Gaspar Dias, da Coligação Penafiel Quer PSD-CDS, Na oposição,a cargo do PS, tomaram posse Paulo Araújo Correia, candidato derrotado, Agostinho Soares e Cristiana Coelho.
Fonte: O Paredense