Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Paredes foram distinguidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, uma distinção que recebem pela primeira vez.
A iniciativa, promovida anualmente pela ERSAR desde 2009, visa destacar as entidades que asseguram um abastecimento público de água com qualidade exemplar, de acordo com os critérios definidos pela entidade reguladora. Segundo a ERSAR, “a qualidade da água da torneira, destinada ao consumo humano, tem mantido níveis elevados de confiança nos últimos anos”, refletindo o compromisso das entidades gestoras com a segurança e a saúde pública.
No panorama nacional, 72 câmaras e empresas municipais foram galardoadas nesta edição, representando 50,9% da população de Portugal continental. Para alcançar esta distinção, os SMAS de Paredes cumpriram todos os requisitos estabelecidos, incluindo 100% de execução das análises previstas no Programa de Controlo da Qualidade da Água e 99,0% de conformidade nos parâmetros microbiológicos (bactérias coliformes e Escherichia coli).
A entrega oficial dos selos decorrerá no próximo dia 18 de novembro, durante a Cerimónia ERSAR de atribuição dos “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no ENEG 2025 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que se realiza em Santa Maria da Feira.
Com esta distinção, os SMAS de Paredes reforçam a confiança dos consumidores e o reconhecimento pela excelência na gestão e qualidade da água fornecida ao concelho.
Fonte: Progresso de Paredes