O Campeonato da Europa de Hóquei em Patins regressa a Paredes entre 1 e 6 de setembro, no Pavilhão Rota dos Móveis, trazendo consigo grande expectativa para a seleção nacional, que conta com a estreia de dois atletas da região.
O Campeonato da Europa de Hóquei em Patins irá decorrer em Paredes entre os dias 1 e 6 de setembro, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo. Esta edição assume um significado especial e elevado para a seleção nacional.
A convocatória de Portugal, divulgada esta segunda-feira, dia 30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, orgulha também os concelhos vizinhos, destacando-se a presença de dois atletas da região: o guarda-redes Guga, do Valongo, e o avançado Rafa Bessa, natural da freguesia da Sobreira, Paredes, que fará a sua estreia numa grande competição internacional ao serviço da equipa principal.
Com um historial de 21 títulos europeus, Portugal procura retomar o domínio perdido desde 2016, num regresso carregado de simbolismo ao mesmo pavilhão onde, em 2012, a equipa nacional perdeu o título nos instantes finais frente à Espanha. Treze anos depois, os jogadores orientados por Paulo Freitas terão nova oportunidade de conquistar o título em casa, num campeonato que também assinala a despedida do selecionador, que anunciou a sua saída após o Europeu.
Além de nomes consagrados como Hélder Nunes, Gonçalo Alves e Rafa, a lista de convocados inclui cinco estreantes em relação ao último Campeonato do Mundo, entre os quais se encontram Guga e Rafa Bessa. A inclusão destes dois atletas da região é vista como um reconhecimento do talento local e um incentivo adicional para o público do norte do país.
“Não há outra hipótese senão vencer”, afirmou Paulo Freitas, depois das palavras de apoio do presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica. “Devemos aproveitar a vantagem de jogar em casa e construir uma equipa unida num curto espaço de tempo. A vontade por si só não basta — é necessária a melhor versão de cada jogador.”
A preparação da equipa nacional terá início a 4 de agosto, no Luso, com a concentração final agendada para 26 de agosto, já em Paredes. Até essa data, os atletas Vieirinha, Gonçalo Pinto e António Marante estarão em regime de prevenção.
Esta será a terceira vez que Paredes acolhe o Campeonato Europeu masculino, após as edições de 2012 e 2021, ambas conquistadas pela seleção espanhola. O Europeu Feminino terá lugar na semana seguinte, entre 8 e 13 de setembro, também em Paredes.
Fonte: Novumcanal